JOSÉ GONÇALVES DE SOUZA PORTUGAL

Filho de Joaquim Gonçalves Portugal e de Rita Clara de Souza Gomes. Nasceu em 9 de Setembro de 1833, na Fazenda do Rola – Casou-se com Carolina Amália Pereira.

Fez seus estudos no Lyceu de Angra dos Reis, onde freqüentou até o 4º ano ginasial. Deixando os estudos dedicou-se á lavoura na fazenda de Sant’Anna. Foi o continuados dos serviços agrícolas, intensificando suas culturas, melhorando os maquinismos. Católico praticante dava aos seus colonos ensinamentos da moral cristã. Estimado e benquisto em toda a região pelas suas virtudes, tornou-se logo em pouco prestigioso político. Foi eleito vereador em 1884, sendo reeleito. Em 1892 foi eleito Vice-Presidente da então Intendência Municipal. Extinctas as Intendências, foi eleito Presidente da Câmara Municipal em 1893 e reeleito em 1898. Chefiando partidos políticos merceu sempre acatamento por seu espírito de tolerância. Prestou serviços de relevância ao Município de Rio Claro. Era um perfeito cavalheiro, digno de todas as atenções e grandemente benquistado por seus adversários que só o consideravam como tal em dias de eleições.

Faleceu o honrado cidadão em 2 de Fevereiro de 1904, na fazenda de Sant’Anna, com 71 anos de idade, deixando viúva e os seguintes filhos:

José Gonçalves de Souza Portugal Junior;
Carolina Amália Pereira Portugal;
Dr. Olympio Viriato Portugal;
Esther Portugal (Freira);
João Baptista Portugal;
Maria Dolores Portugal (Freira);
Manoel Gonçalves de Souza Portugal (atual Coletor Federal em Rio Claro);

Voltar