JOSÉ GONÇALVES DE SOUZA PORTUGAL JUNIOR

            Filho de José Gonçalves de Souza Portugal e de Carolina Amália Pereira Portugal, nasceu na fazenda de Sant’Anna em 26 de Agosto de 1857. Casou-se com Honorina de Oliveira, fora o continuador de seu pai na fazenda de Sant’Anna, ingressando na política, não tanto por amor a ela, senão pela tradição de sua família. Foi presidente da Câmara do Rio Claro em várias legislaturas; introduziu melhoramentos que realçaram a sua administração. Entre os serviços prestados à Vila do Rio Claro se destacam: o abastecimento de água potável, calçamento de diversos trechos da Vila. Como político era tolerante; bom coração, jamais se servia do cargo para exercer a politicagem nefasta que tanto degrada os homens. Caritativo, e amigo dos pobres a eles servia na medida de suas posses.

Herdeiro da energia agrícola de Manoel Gonçalves Portugal um dos primeiros povoadores de Capivari, mantinha carinhosos as tradições de seus antepassados.
Faleceu em 19 de Fevereiro de 1930 na fazenda em que residia com 73 anos de idade, deixando os seguintes filhos: Adélia de Oliveira Portugal, Otilia de Oliveira Portugal, Honorina de Oliveira Portugal, Eliseu de Oliveira Portugal, Noel de Oliveira Portugal, Rodolfo de Oliveira Portugal, Emilia de Oliveira Portugal, José de Oliveira Portugal, Durval de Oliveira Portugal, José Clarindo de Oliveira Portugal, (faleceu criança) Adalziza de Oliveira Portugal, (idem) Edmés de Oliveira Portugal, (solteira) Carolina de Oliveira Portugal, Jadir de Oliveira Portugal, Dila de Oliveira Portugal, Célia de Oliveira Portugal e Maria do Carmo Portugal.

Voltar